Prebióticos
Substâncias que compõem os alimentos que o nosso organismo não consegue digerir e que estimulam o crescimento e a atividade das bactérias benéficas da flora intestinal.
Os prebióticos ou fruto-oligossacáridos (FOS), são fibras solúveis derivadas da inulina, que estimulam de forma seletiva o crescimento de uma flora intestinal protetora.
Estas bactérias benéficas produzem ácidos gordos de cadeia curta (AGCC), em particular o butirato, que assegura o conteúdo energético dos colonócitos e a protecção do cólon.
Probióticos
Os probióticos são bactérias benéficas, estudadas há décadas, que podem tornar-se poderosas aliadas na luta pela vitalidade e boa saúde. A boa definição possível para probióticos é: “organismos benéficos que ajudam a melhorar o ambiente do trato intestinal”.
Os probióticos são organismos que ajudam a melhorar o ambiente do trato intestinal. Ajudam a restaurar as quantidades equilibradas de bactérias benéficas para criar um ambiente interno mais saudável.
Quando não temos suficientes bactérias “boas” podemos ficar doentes. Existem vários fatores que podem provocar o desequilíbrio bacteriano intestinal, entre os quais:
* Antibióticos
* Viagens (nacionais e internacionais)
* Stresse físico e psicológico
* Elementos patogénicos (microorganismos como bactérias e fungos que provocam doenças)
* As alterações da dieta
* O envelhecimento
Os probióticos podem ajudar a regenerar e restaurar uma quantidade equilibrada de bactérias benéficas, criando um ambiente mais saudável no trato intestinal. Assim, servem de prevenção contra a diarreia, prisão de ventre e outros sintomas desconfortáveis.
No interior do nosso intestino residem cerca de 500 espécies de microorganismos vivos, onde coexistem bactérias nocivas e benéficas para o nosso organismo.
As estirpes mais comuns de probióticos são as bactérias Lactobacillus acidophillus que se encontram no intestino delgado , e as Bifidobacterium bifidum que se encontram sobretudo no intestino grosso.
A suplementação com probióticos favorece importantes metabolismos internos como:
* A produção de substâncias como os ácidos naturais (ácido láctico, por exemplo), e factores antimicrobianos que combatem o crescimento de bactérias nocivas.
* A ativação de células com capacidade imunitária como os macrófagos.
* A produção de Vitaminas B e enzimas (lactase para digerir a lactose).
* A reciclagem das toxinas e a diminuição da sua absorção, como as nitrosaminas e outras substâncias.
* Redução da absorção do colesterol.
Os probióticos têm relevada eficácia nos casos de infecções urinárias e vaginais, nas alergias a alguns alimentos, como o leite de vaca, nos gases e na sensação de ventre inchado, na intolerância à lactose e apresentam um papel significativo no fortalecimento do sistema imunitário.
Estes suplementos podem ser ingeridos nos iogurtes, em cápsulas ou em pó e devem ser tomadas antes das refeições, com o estômago vazio.
Fonte: www.calendula.pt
Foto 1: https://www.sciencedirect.com/…/a…/abs/pii/S0301054613001560
Foto 2: http://stopcancerportugal.com/…/cancro-colo-retal-e-flora-…/